Concurso “I Have a Dream”

Expressões Artísticas Sobre os Direitos Humanos

9 de maio de 2017
Concurso “I Have a Dream”

Lançado na Semana do Voluntariado e dos Direitos Humanos, no final do 1º período, o Concurso de Expressões Artísticas sobre os Direitos Humanos "I Have a Dream", de iniciativa da área do Desenvolvimento Humano, chega agora ao seu momento final, com a avaliação dos muitos trabalhos apresentados, que puderam ser apreciados na Exposição realizada no Átrio Principal do nosso Colégio.

Após uma primeira seleção, chegaram à avaliação final pelo Júri do concurso, um total de 41 trabalhos, envolvendo 67 alunos, nas categorias de Texto (poesia, conto e ensaio), Fotografia, Desenho e Pintura, Vídeo e Técnicas Mistas.

O Júri do Concurso foi composto pelos seguintes elementos: Drª Purificação Rodrigues (representando a Direção), Dr. João Graça e Dr. Filipe Moreira (representando a Aprosário), Marta Almeida (representado a Associação de Estudantes), Drª Ana Pascoal, Drª Rosa Rodrigues e Dr. Eduardo Borda d’Agua (Departamento de Artes Visuais e Tecnológicas), Drª Paula Nunes e Drª Susana Caspurro (Departamento de Ciências Humanas e Sociais) e Drª Patrice Pacheco (Departamento de Língua Portuguesa).

Após o período de exposição e avaliação dos trabalhos, o Júri reuniu na passada 6ª feira, tendo sido apurados os seguintes resultados, de que destacamos a atribuição de dois primeiros prémios "ex aequo" no 1.º escalão:

1.º Escalão / 1.º Prémio "ex aequo" - Martim Paiva Sousa, Miguel Carvalho Souto e Francisco Coelho e Castro (6º E), com o trabalho "Refugiados e Discriminação" (Categoria Texto) e Mariana Pinho, Lua Freitas e Benedita Gonzalez com o trabalho "Direitos das Crianças" (Categoria Técnica Mista);
1.º Escalão / 2º Prémio - Francisco José Carneiro (5.º A), com o tema livre "Direitos à Dignidade" (Categoria Vídeo)

2.º Escalão / 1.º Prémio - Maria Francisca Ramos (8.º C), Rita Lopes Moreira da Silva e Sofia José Fernandes Monteiro (8.º A), com o trabalho "Direitos das Mulheres" (Categoria Texto/Poesia)
2.º Escalão / 2º Prémio - Madalena Fialho e Mafalda Rodrigues (8.º C), com o tema livre "Racismo" (Categoria Técnica Mista);

3.º Escalão / 1.º Prémio - Maria Constança Pinto Campos (9.º A), com o trabalho "Refugiados" (Categoria Pintura);
3.º Escalão / 2º Prémio - João Lima Gonsalves (10.º B), com o tema livre "O Ciclo" (Categoria Texto/Poesia);

4.º Escalão / 1.º Prémio - Rodrigo Nuno Lopes (11.º C), com o trabalho "Discriminação e Violência"  (Categoria Técnica Mista);
4.º Escalão / 2.º Prémio - Mariana Espírito Santo Brito Esteves (12.º A), com o tema livre "A não métrica humana"(Categoria Texto/Poesia)

Parabéns a todos os concorrentes pela sua participação e pelo seu empenho.

Os Prémios e Diplomas serão entregues no IV Rock in Rosário, que terá lugar no próximo dia 19 de maio, pelas 21h30, no Colégio do Rosário.