Missão Internacional – Fazemos parte de uma comunidade global

Alargar a compreensão e apreço pelo mundo plural, partilhar a experiência cultural e religiosa de outros, abrir-se a uma nova consciência global, promover a solidariedade e a esperança como formas alternativas de globalização é a aposta do Projeto Missão Internacional do Colégio. O contributo que damos, avassaladoramente diminuto face às necessidades que testemunhamos, é retribuído vezes sem conta na riqueza da experiência vivida

"Estamos comprometidos com a comunidade envolvente e a sociedade em geral, no exercício de uma cidadania responsável em ordem à construção do bem comum"

In Compromisso com a comunidade

O Projeto Missão Internacional arrancou no ano letivo 1998/1999 na sequência de um pedido das Religiosas do Sagrado Coração de Maria em missão em Moçambique, para colaborarmos na resposta às múltiplas carências da população (profundamente carenciada) do Bairro do Aeroporto, em Maputo. Sentindo-se interpelado por este apelo, o Colégio deu início a iniciativas de apoio a esta comunidade que culminaram com a viagem para Maputo, no verão de 1999, de uma equipa constituída por 6 alunos, 4 professores e uma encarregada de educação. O objetivo era contribuir com o tempo e a energia de cada um de forma a que a presença fosse marca indelével do apoio da comunidade do Rosário àquela outra comunidade que, para além das nossas fronteiras, naquele momento nos pedia ajuda.

Esta viagem a Moçambique marcou a primeira etapa de um projeto que já levou, até agora, mais de duas centenas de voluntários do Colégio a África (Moçambique), América do Sul (Brasil) e, mais recentemente, Ásia (Timor).

Ao longo de 16 Projetos de Missão Internacional, os voluntários do Colégio colaboraram com diversas instituições de solidariedade, dando o seu contributo em áreas tão diversas como o acompanhamento escolar de crianças, oficinas de artes, oficinas de informática, ações de formação de professores, atividades de reconstrução de edifícios, evangelização, etc.

Atualmente, o grupo de voluntários da Missão Timor integra alunos e colaboradores das diferentes obras das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (RSCM) em Portugal (desde os colégios, às obras socias e lares universitários) e desenvolve-se em articulação com a comunidade de Irmãs do SCM fundada neste país.

E porque quem dá sempre recebe, estas experiências de voluntariado internacional têm sido para os nossos alunos oportunidades de valor inestimável para relativizarem as suas necessidades, colocarem-se ao serviço dos outros, fazerem mais com menos recursos, darem-se plenamente a outros, à semelhança do que fez Jesus Cristo, aprofundando o seu compromisso de colaborar na transformação do mundo.

O tempo de missão é sempre um tempo intenso de trabalho mas a verdade é que, mais do que um projeto de apoio a quem necessita, esta é uma oportunidade única de aprendizagem e enriquecimento pessoal, para quem partilha da tradição de outras culturas, em dinamismos de proximidade e de encontro com os outros.

Esta é, por isso, mais uma oportunidade de formação que oferecemos aos nossos alunos no sentido da excelência humana e do seu compromisso com o mundo.