Projeto de Acompanhamento Social - Podemos fazer a diferença

O Projeto de Acompanhamento Social (PAS) pretende contribuir, numa perspetiva de caridade cristã, para restituir a dignidade à população mais carenciada da cidade do Porto, nomeadamente aos sem-abrigo. Esta missão realiza-se num espírito de proximidade que procura envolver afetivamente os mais carenciados através da escuta, da empatia, da atenção e do conforto. Tem ainda como objetivo ajudar a criar oportunidades de reinserção social

"Desenvolvemos a consciência de que dependemos uns dos outros e o sentido da responsabilidade pessoal na promoção de um mundo mais justo"

Compromisso Educativo do Colégio de Nossa Senhora do Rosário

Segundo os dados mais recentes (2015) da Rede Social do Porto são mais de 800 as pessoas que vivem na rua, em edifícios devolutos, em quartos alugados pela Segurança Social ou outras circunstâncias de fragilidade, na cidade do Porto.

É uma realidade dura, de pobreza, de violência e de desigualdade social que nos choca a todos e a que não podemos ficar indiferentes. Há mais de 10 anos que o Colégio de Nossa Senhora do Rosário, inspirado pelo carisma das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, está na rua, junto dos sem-abrigo, com o objetivo de lhes proporcionar um apoio continuado.

Todas as noites, equipas constituídas por alunos, ex-alunos, membros do Colégio, encarregados de educação e outras pessoas ligadas à comunidade educativa do Rosário, saem na Carrinha Amarela do Colégio, levando alimentos e agasalhos, mas principalmente uma palavra de afeto e tempo para ouvir.

Em cada saída há uma oportunidade de ajuda a quem é mais frágil, mas há também uma oportunidade para que cada um dos voluntários desperte para uma realidade, tantas vezes invisível, e aí encontre espaço de generosidade e entrega.

Para os alunos do Secundário envolvidos é o contacto próximo com o grande desafio que nos coloca o nosso tempo: desenvolver uma sociedade mais justa em igualdade de direitos e de oportunidades.