Projeto Raiz – Contrariar o destino

O Projeto Raiz é um projeto de intervenção sociocomunitária que visa a inclusão social das crianças, jovens e famílias dos bairros de habitação social de Ramalde e das Campinas, na freguesia de Ramalde, no Porto

"Privilegiamos a prática da justiça nas relações com os outros, começando pelos que nos estão mais próximos"

In Compromisso com a justiça

É mesmo aqui ao lado, na mesma freguesia onde se situa o Colégio, que desde os anos 90 várias gerações de voluntários do Colégio (entre alunos, professores e pais) têm apoiado muitas crianças e jovens nos estudos diários e têm contribuído para o seu desenvolvimento pessoal, sentido comunitário e de família através de diversas atividades.

O Projeto, apoiado pelo programa Escolhas desde a sua 2.ª edição, em 2004, funciona na Av. Vasco da Gama, em pleno bairro de Ramalde, acolhendo atualmente cerca de 40 crianças e jovens entre os 6 e os 20 anos.

Baseia a sua intervenção prioritariamente no estabelecimento de relações de proximidade humana, na dinamização das potencialidades da população e na valorização das pessoas, tomando-as sujeitos ativos, participantes e protagonistas do seu próprio processo de mudança e de inclusão. Nesta medida, tendo como base uma matriz de valores de promoção dos direitos e dignidade humanas, a intervenção do Projeto Raiz incidirá em três eixos principais:

1. Dinamização Comunitária: promoção de competências pessoais, sociais e relacionais fomentando a participação social e a responsabilização cívica por via de ações de educação não-formal geradoras de mudanças comportamentais positivas.
  2. Educação/Formação/Emprego: dinamização de ações estruturadas promotoras do desenvolvimento de competências escolares, pessoais e sociais facilitadoras de percursos escolares, formativos e profissionais, promovendo o encaminhamento e a inclusão ocupacional.
  3. Mediação Familiar: apoio e acompanhamento das famílias, dotando-as de competências parentais que promovam a melhoria das relações estabelecidas no sistema familiar, para com os seus educandos e com a comunidade envolvente, promovendo uma participação ativa na dinâmica do projeto e uma corresponsabilização das famílias no processo de educação e formação dos seus educandos.

As componentes de intervenção têm sido adequadas à evolução no tempo das necessidades e exigências em cada uma das etapas de 3 anos de vigência do projeto.

Algumas das atividades desenvolvidas com as crianças, os jovens e as suas famílias são (a título de exemplo):

• Apoio às atividades escolares – centro de estudos;
  • Oficinas de expressões;
  • Atividades desportivas;
  • Acampamentos;
  • Fotografia;
  • Visitas de estudo;
  • Apoio na procura de emprego e de formação;
  • Desenvolvimento de cursos de Informática no sentido de promover a sua inclusão digital;
  • Trabalho específico dirigido às famílias, através da formação parental e da promoção de dinâmicas positivas entre pais e filhos.

Centenas de alunos, ex-alunos, professores, outros colaboradores e muitas outras pessoas ligadas à nossa Comunidade estão ou estiveram envolvidos no trabalho diário com as crianças e jovens de Ramalde e Campinas e com as suas famílias, numa ação continuada e persistente. Acreditamos, como Gailhac acreditava, que é nossa obrigação promover os valores da dignidade humana, da cidadania e dos direitos individuais e coletivos.