As nossas fontes
O legado do Pe. Jean Gailhac continua a desafiar-nos a ser transformadores do mundo atual

O Colégio de Nossa Senhora do Rosário é uma das obras do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM). O Instituto foi fundado pelo Pe. Jean Gailhac e Mère Saint Jean, em França, a 24 de Fevereiro de 1849, procurando ser resposta a necessidades da cidade de Béziers.

A fidelidade ao Evangelho e a sensibilidade especial do Pe. Jean Gailhac para os problemas da sociedade do seu tempo, aliadas ao seu inconformismo e dinamismo, resultaram na força impulsionadora que esteve na origem dos seus projetos de ajuda aos outros, incluindo o IRSCM.

A espiritualidade própria do fundador e da primeira comunidade de religiosas foram os alicerces em que assentou a evolução da congregação, cuja missão foi desde o início claramente definida: «Conhecer e amar a Deus, torná-Lo conhecido e amado, para que todos tenham Vida.»!

Para além de França e de Portugal, as Religiosas do Sagrado Coração de Maria estão hoje presentes em Itália, Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos da América, Brasil, México, Zâmbia, Zimbabué, Moçambique e Timor, desenvolvendo a sua atividade nas áreas da saúde, da educação e da promoção social, apoiando crianças, jovens, idosos e doentes.

Em Portugal, as RSCM iniciaram a sua ação em 1871 na área da educação/formação no colégio de Miss Hennessey, no Porto. Desde então, a presença do Instituto em Portugal foi-se expandindo para o interior e litoral, meio rural e urbano, numa abertura de resposta às necessidades de cada tempo.

 

Avenida da Boavista, 2856 / 4100-120 Porto
 
   (+351) 22 619 75 90
 
   Geral - cnsr@colegiodorosario.pt

© 2017 Colégio de Nossa Senhora do Rosário