Natação – Procurar a superação

Sendo uma atividade de enriquecimento curricular com grande tradição no Colégio, a natação teve um forte incremento a partir de 2010, ano em que foi inaugurado o novo polo desportivo do Colégio, com uma piscina de 25m como principal equipamento.

Para além de ter possibilitado incluir a natação no currículo da disciplina de Educação Física, para todos os níveis de escolaridade, os novos recursos permitiram uma abordagem completamente nova à modalidade que, desde então, tem conhecido uma evolução notável.

A possibilidade de alterar em poucos minutos o nível de altura da água do tanque introduz uma flexibilidade muito significativa na gestão das aulas de natação, abrindo a possibilidade de alternar, com facilidade, o trabalho com diferentes níveis etários no mesmo dia.

Os alunos podem inscrever-se nos diferentes grupos de acordo com a sua evolução na prática do desporto, sendo orientados por uma equipa de professores de natação qualificados. Podem ainda fazer a opção por aulas individuais, acompanhadas por um professor.

Recentemente foi também aberta a possibilidade de alguns alunos – indicados pelos professores de natação ou com prática de competição – integrarem o grupo de pré-competição do Colégio, no sentido de se prepararem para a participação em provas federadas.

A competição ao nível do Desporto Escolar é outra das dimensões da atuação dos atletas de natação do Colégio.