Aprender música – Um instrumento de desenvolvimento pessoal

É hoje inquestionável que a educação musical constitui uma fonte de enriquecimento pessoal a múltiplos níveis, sobretudo quando desenvolve na criança, de forma consistente e integrada, a perceção e valorização do belo, do poético, do sentido estético, da persistência, da atenção ao outro, da autossuperação, do trabalho em equipa e de tantas outras vertentes de um crescimento equilibrado.

Competências como a criatividade, a coordenação motora fina, a concentração, a autoconfiança, a sensibilidade emocional, o raciocínio lógico, matemático e dedutivo, as competências sociais e de trabalho de equipa podem ser estimuladas através da Música.

Aprender a tocar um instrumento exige determinação e resiliência, ao mesmo tempo que gera aptidões para interpretar e partilhar a arte dos sons, a título individual ou coletivo; integrar um coro ou uma orquestra constitui, por seu lado, uma oportunidade ímpar para, através da prática musical em conjunto, cultivar competências sociais de caráter transversal, bem como disciplinar a individualidade em favor do resultado de um grupo.

A formação musical, nas suas múltiplas respostas, é, por isso, uma forte aposta do Colégio do Rosário para o enriquecimento pessoal dos seus alunos. Fruto desta dinâmica continuada ao longo do tempo, foi possível proporcionar aos alunos uma oferta diversificada constituída por Flauta Transversal, Piano, Cordas Friccionadas (Violino, Viola d’Arco, Violoncelo e Contrabaixo), Canto Ligeiro, Guitarra Acústica, Guitarra Elétrica, Bateria e Banda Rock . Em paralelo os alunos de Instrumento têm ainda a possibilidade de sistematizar a aprendizagem das técnicas de leitura e escrita e dos conceitos musicais através da disciplina de Formação Musical.

Para além da aprendizagem de instrumento, os alunos do Colégio têm a possibilidade de integrar Classes de Conjunto, grupos que têm por objetivo proporcionar o desenvolvimento de competências no domínio do trabalho colaborativo e da corresponsabilidade na concretização de projetos comuns. A oferta é atualmente constituída pelo Lalavox (Coro do 1º Ciclo), pela Orquestra Orff, pela Orquestra de Cordas e pelo A-K’ (grupo vocal acapella, formado por alunos do Secundário).

A música é uma arte performativa. Por consequência, precisa de oportunidades de apresentação pública, não só pelos benefícios da sua partilha, mas também pelo estímulo que os eventos constituem para quem dedica as suas energias ao seu estudo e à sua prática. É essa a razão de, todos os anos, serem organizadas várias audições públicas, vários concertos e três noites temáticas – Noite de Fados, Noite de Jazz e Rock in Rosário. Oportunidades de partilha de desempenho com as famílias e com a comunidade educativa em geral.

Mais informações sobre a área da música no Colégio do Rosário