Música - Coro de alunos

O Coro de Alunos, para alunos a partir do 2º Ciclo do Ensino Básico, tem por finalidade proporcionar aos alunos um espaço de fruição da música através da sua prática orientada, numa perspetiva de valorização pessoal e de colaboração em projetos de grupo, sendo conduzida por professores com formação superior na área da Música.

O trabalho desenvolve-se com a orientação de duas professoras em simultâneo, o que permite não só o acompanhamento ao piano das peças que estão a ser ensaiadas, mas também a subdivisão pontual do grupo para ensaios de naipe ou de grupos de nível. O repertório, por sua vez, divide-se em dois géneros: aquele que é para ser apresentado apenas pelo Coro de Alunos e aquele que decorre das peças que são preparadas em conjunto com o grupo de Flautas de Bisel e com a Orquestra Orff.

O Coro de Alunos apresenta-se em público sempre que previsto no Plano de Atividades do Departamento de Música e sempre que julgado oportuno pelas professoras e autorizado pela Direção do Colégio. As apresentações públicas são os pontos de chegada do desenvolvimento dos projetos e constituem sempre um reforço positivo quanto à vontade de continuar. Este modelo de trabalho contribui também para desenvolver nos alunos o sentido de corresponsabilidade e de interdependência na concretização de projetos comuns, além de favorecer o espírito de grupo e a capacidade de concentração.