Música - Flautas de bisel

O grupo de Flautas de Bisel, para alunos a partir do 2º Ciclo do Ensino Básico, tem por finalidade proporcionar aos alunos um espaço de fruição da música pela sua prática orientada, numa perspetiva de valorização pessoal e de colaboração em projetos de grupo. As sessões são conduzidas por professores com formação superior na área da Música.

O trabalho desenvolve-se em torno de dois eixos: a aquisição de técnicas específicas para a execução dos diferentes naipes da flauta de bisel barroca e a preparação de repertório para apresentação pública. O repertório, por sua vez, divide-se em dois géneros: aquele que é para ser apresentado apenas pelo grupo de Flautas de Bisel, enquanto formação instrumental, e aquele que decorre das peças que são preparadas em conjunto com o Coro de Alunos e com a Orquestra Orff.

O grupo de Flautas de Bisel apresenta-se em público sempre que previsto no Plano de Atividades do Departamento e sempre que julgado oportuno pelo professor e autorizado pela Direção do Colégio. As apresentações públicas são os pontos de chegada do desenvolvimento dos projetos e constituem sempre um reforço positivo quanto à vontade de continuar nesta atividade. Este modelo de trabalho contribui também para desenvolver nos alunos o sentido de corresponsabilidade e de interdependência na concretização de projetos comuns, além de favorecer o espírito de grupo e a capacidade de concentração.