Música - Formação musical

As aulas de Formação Musical têm por finalidade proporcionar aos alunos de Instrumento a possibilidade de desenvolver competências nas áreas da formação auditiva e da leitura e escrita musicais, com o objetivo de dar maior consistência, eficácia e suporte ao processo de aprendizagem de um instrumento musical. Embora o Colégio do Rosário não seja uma escola de música, oferece a estes alunos um ensino musical teórico de qualidade, orientado por professores habilitados para o Ensino Artístico Especializado da Música em cada área específica.

O trabalho a desenvolver é planeado pelos professores de acordo as peças que os alunos estão a estudar nas aulas de Instrumento em cada momento do ano letivo. Esta abordagem da Formação Musical supõe uma articulação permanente entre os professores de Instrumento e de Formação Musical, de modo a otimizar o processo de aprendizagem de cada aluno de forma integrada e personalizada. Dado que toda a aprendizagem teórica é feita a partir das peças em estudo nas aulas de Instrumento, as aulas de Formação Musical assumem-se como apoio direto à aprendizagem instrumental. Os conteúdos teóricos surgem, nesta metodologia, sempre em contexto e como momentos de insight, o que leva os alunos a vê-los como aprendizagens significantes pela utilidade de que se revestem na compreensão da linguagem musical.