Música - Instrumento

As aulas de Instrumento têm por finalidade proporcionar aos alunos a aprendizagem de um instrumento musical, tendo em conta a oferta disponível em cada ano letivo. Embora o Colégio do Rosário não seja uma escola de música, oferece a estes alunos um ensino instrumental de qualidade, orientado por professores habilitados para o Ensino Artístico Especializado da Música em cada área específica.

O trabalho a desenvolver é planeado pelos professores, tendo em conta os objetivos de aprendizagem de cada aluno, e reajustado de acordo com o desempenho que o aluno vai demonstrando ao longo do tempo.

Todos os alunos de instrumento se apresentam em audição pública pelo menos uma vez por ano, tendo em conta que o contacto com o público é uma componente importante do processo de aprendizagem de uma arte performativa. Com esta estratégia pretende-se, não só dar aos alunos a oportunidade de mostrarem à comunidade o seu trabalho, mas também criar etapas que potenciem a regularidade do estudo individual. Com este fim são organizadas no Colégio 6 audições por ano letivo, ao ritmo de duas por trimestre.

Os alunos de piano que o desejem poderão ver certificadas as suas aprendizagens através da prestação de provas perante um júri enviado ao Colégio anualmente pela ABRSM, após o que receberão o respetivo Diploma.