Música - Orquestra Orff

A Orquestra Orff, para alunos a partir do 2º Ciclo do Ensino Básico, tem por finalidade proporcionar aos alunos deste nível de ensino um espaço de fruição da música pela sua prática orientada, numa perspetiva de valorização pessoal e de colaboração em projetos de grupo. É orientada por professores com formação superior na área da Música.

O trabalho desenvolve-se em torno de dois eixos: a aquisição de técnicas específicas para a execução dos instrumentos de percussão disponíveis e a preparação de repertório para apresentação pública. O repertório, por sua vez, divide-se em dois géneros: aquele que é para ser apresentado apenas pela Orquestra Orff, enquanto formação instrumental, e aquele que decorre das peças que são preparadas em conjunto com o Coro de Alunos e com o grupo de Flautas de Bisel. Todo o trabalho é desenvolvido em forma de projetos com data e local marcados, pelo que os alunos o encaram como ensaios e não como aulas.

A Orquestra Orff apresenta-se em público sempre que previsto no Plano de Atividades do Departamento e sempre que julgado oportuno pelo professor e autorizado pela Direção do Colégio. As apresentações públicas são os pontos de chegada do desenvolvimento dos projetos e constituem sempre um reforço positivo quanto à vontade de continuar nesta atividade. Este modelo de trabalho contribui também para desenvolver nos alunos o sentido de corresponsabilidade e de interdependência na concretização de projetos comuns, além de favorecer o espírito de grupo e a capacidade de concentração.