Voluntariado – Partilhar tempo e talento, sermos agentes de mudança

O Rosário oferece a todos os membros da Comunidade Educativa oportunidades de partilhar o seu tempo, talentos e dons ao serviço dos outros, em experiências de voluntariado num ou mais dos projetos sociais que desenvolve

Integrado na tradição do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria e na importância de educar para a Justiça, privilegiamos o compromisso ativo dos nossos alunos e educadores com os mais desprotegidos e com as vítimas da nossa sociedade. Assumimos este compromisso como uma exigência decorrente do respeito pela dignidade da Pessoa Humana e da nossa missão de promover mais Vida para Todos.

É neste contexto que foi criado o Programa AJUDA, que integra todos os projetos de apoio social dinamizados e orientados pelo Colégio.

A designação do Programa AJUDA nasceu a partir da dinâmica criada para a campanha de Natal de 2004. Tratava-se da angariação de fundos para o que haveria de ser, alguns anos mais tarde, o “Espaço Raiz”, a funcionar atualmente no Bairro de Ramalde.

Cada uma das 5 letras da palavra AJUDA foi então associada a cada um dos 5 ciclos de ensino, sendo a cada letra atribuída uma palavra-chave: A de Ação, ligada ao Secundário; J de Justiça, ligado ao 3.º Ciclo; U de União, assumida pelo 2.º Ciclo; D de Dádiva, para o 1.º Ciclo; e o último A, de Amor, associado às crianças do Pré-Escolar.

As palavras-chave foram a inspiração para as atividades desenvolvidas nesse ano pelos alunos do Colégio, dinâmica que se mantém até aos dias de hoje.

Atualmente, os projetos que fazem parte do programa AJUDA contam com a participação de um grupo alargado de voluntários entre alunos, educadores, pais (e outros familiares) e antigos alunos.

Os projetos de caráter regular e maior envolvimento de voluntários são:

• Projeto Raiz, que apoia diariamente crianças, jovens e idosos dos bairros de Ramalde e Campinas, na cidade do Porto;
  • Projeto PAS (Projeto de Acompanhamento Social) atua junto da comunidade sem-abrigo da cidade, através de saídas noturnas, apoio alimentar e acompanhamento visando a sua integração social;
  • Projeto Missão Internacional desenvolve-se atualmente em Timor, no período de verão, em colaboração com uma comunidade das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, num propósito de desenvolvimento da língua portuguesa e de competências de promoção pessoal e social, junto de crianças, através de atividades diversificadas.
  • Projeto CUIDAR tem como particular foco de ação a pessoa portadora de deficiência, pretendendo abrir o olhar para uma realidade distinta e desafiando ao acolhimento da diferença com os seus dons e fragilidades como oportunidade de enriquecimento, de transformação e de desenvolvimento pessoal mútuos.
  • Projeto HOPE, uma parceria com o Hospital Pedro Hispano que tem como objetivo proporcionar o contacto dos alunos do 11.º ano com pessoas em situação de doença.

Outras iniciativas envolvem toda a comunidade educativa na promoção da solidariedade e do valor da partilha, nomeadamente as Campanhas de Recolha de Alimentos e outras dinâmicas definidas anualmente de acordo com a leitura das necessidades da realidade envolvente.