Música - Oficina musical

A Oficina Musical, destinada a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário, tem por finalidade proporcionar aos alunos destes níveis de ensino um espaço de fruição da música pela sua prática orientada, numa perspetiva de valorização pessoal e de colaboração em projetos de grupo. É lecionada por professores com formação superior na área da Música.

O trabalho a desenvolver, nomeadamente o repertório a abordar, é negociado entre o professor e o grupo de alunos no início de cada ano letivo, sendo que o foco estará sempre nas componentes vocal e instrumental, entendida a parte instrumental como suporte ao trabalho vocal. Definidos os projetos a desenvolver, é feita a calendarização das apresentações públicas, após o que todo o trabalho se realiza em formato de ensaios para as apresentações marcadas.

Todos os alunos da Oficina Musical se apresentam em público pelo menos uma vez por ano, em grupo ou a solo, dado que o contacto com o público é uma componente importante na prática de uma arte performativa. Com esta estratégia pretende-se, não só proporcionar aos alunos a oportunidade de mostrarem à comunidade o seu trabalho, mas também de desenvolver nos mesmos o sentido de corresponsabilidade e de interdependência na concretização de projetos comuns. Os alunos da Oficina Musical têm a oportunidade de se apresentar em todas as noites temáticas do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, de acordo com o definido no Plano de Atividades do Departamento de Música: Noite de Fados, Noite de Jazz e Noite de Pop/Rock.