Preparar-se para viver no mundo global - Rotatividade no 1.º Ciclo

Preparar para viver no mundo global é educar para saber aceitar desde cedo mudanças, abraçando desafios e oportunidades. Potenciando a versatilidade que cada criança naturalmente tem entendemos ser importante inovar na forma de funcionamento dos grupos do 1.º ciclo

Num contexto em que o mundo em constante mudança e evolução exige de todos capacidade de adaptação, versatilidade e flexibilidade, iniciámos, há 7 anos, um processo educativo no 1.º ciclo que promove a formação de alunos abertos à mudança, reflexivos, portadores de sentido crítico, detentores de plasticidade que os prepare para a complexidade do tecido social.

O objetivo deste projeto de rotatividade de alunos e professores no 1.º ciclo é, sobretudo, a consolidação do espírito de grupo/ano, quebrando com o conceito tradicional de turma enquanto grupo fechado sobre si próprio e imutável ao longo de 4 anos de permanência no ciclo. Neste contexto, cada grupo assume diferentes composições ao longo do percurso de cada ano e cada ciclo, ajustando-se, a cada momento, aos objetivos de ensino dos professores e aos ritmos e aprendizagens de cada um e do conjunto dos alunos.

O resultado ao nível das dinâmicas de grupo e de trabalho criadas tem sido surpreendente, sobretudo pela forma como ajuda os alunos, desde muito cedo, a saberem tirar o melhor partido das mudanças e desafios que o mundo lhes coloca.

Estas modificações de natureza organizacional trouxeram inúmeras vantagens do ponto de vista dos alunos e dos professores, nomeadamente, a possibilidade de alargar o espaço de relação e de convívio entre alunos, a afirmação do trabalho colaborativo entre professores como potenciador da mudança organizacional e catalisador do desenvolvimento pessoal e profissional, a possibilidade de gestão conjunta das aprendizagens e da avaliação e a oportunidade de os alunos beneficiarem das características mais fortes de cada professor para evoluírem no seu processo de aprendizagem.

Esta nova dinâmica de trabalho e de organização pedagógica aponta para um rumo de inovação e de melhoria contínua e potencia mecanismos de preparação dos alunos para as mudanças que terão de encarar, quer nos seus percursos escolares, quer nos seus percursos de vida.