Música - Orquestra de cordas

Este projeto foi criado no ano letivo de 2013-2014, com a finalidade de ultrapassar um problema que existe na aprendizagem dos instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola d’arco, violoncelo e contrabaixo) no ensino tradicional e que consiste na desmotivação e desistência frequente dos alunos que iniciam o estudo destes instrumentos, em virtude de demorarem muito tempo até que consigam produzir um som afinado e musicalmente agradável. Este problema é ainda maior, no ensino tradicional, pelo facto de se tratar de um trabalho tendencialmente solitário (um aluno e um professor), em que o aluno estuda arduamente exercícios sem fim antes de se poder juntar a uma orquestra, ambiente natural destes instrumentos.

O nosso projeto faz uma abordagem diferente, como se pode ver na comparação que se segue com o paradigma do ensino tradicional:

No modelo tradicional No nosso projeto
O aluno passa os primeiros anos a aprender sozinho exercícios enfadonhos e peças pouco entusiasmantes, sempre na expetativa de, um dia, poder vir a tocar numa orquestra; O aluno tem todas as aulas em grupo e desenvolve a aprendizagem do instrumento, desde o início, em forma de projeto performativo coletivo com data marcada;
A aula de instrumento é a mais importante e constitui o motor da aprendizagem; A aula de orquestra é a mais importante e constitui o motor da aprendizagem;
A aula de Formação Musical tem conteúdos predefinidos, estruturados em graus e independentes do trabalho instrumental do aluno; As aulas de Instrumento em pequeno grupo e de Formação Musical em turma estão ao serviço das peças da orquestra e os elementos técnicos e teóricos vão sendo introduzidos de acordo com as caraterísticas das mesmas peças;
O aluno tem em mente, por norma, concluir um curso de instrumento e obter a respetiva certificação nacional, numa ótica de poder vir a fazer da música uma opção de vida; O aluno pode não ter em mente concluir um curso de instrumento nem vir a fazer da música uma opção de vida, mas as competências que for desenvolvendo poderão ser certificadas internacionalmente pela ABRSM;
A certificação das aprendizagens corresponde à conclusão do programa previsto para cada grau de ensino. A certificação das competências do aluno pode ocorrer em qualquer momento do seu processo de aprendizagem e pode ser feita individualmente ou em grupo.

 

Destinatários

Este projeto pode integrar alunos a partir dos 6 anos, com ou sem conhecimentos musicais ou prática instrumental anterior. Os “papéis” serão atribuídos na orquestra tendo em conta o nível de desenvolvimento de cada um, independentemente da sua idade. Embora com níveis de desempenho diferentes, TODOS integrarão a orquestra desde o primeiro momento e tocarão em todas as apresentações.

Os alunos do Colégio que já estudem um instrumento de cordas numa escola de música, também poderão integrar a Orquestra de Cordas do Rosário, podendo ser dispensados da aula de Instrumento em pequeno grupo e/ou da aula de Formação Musical, tendo em conta o seu nível de desenvolvimento e por indicação do maestro da orquestra.

Repertório e apresentações da Orquestra

As peças planeadas para este método de trabalho são escritas por profissionais especializados nas iniciações dos instrumentos da Orquestra de Cordas e compostas de forma a que a junção das partes torne o efeito do todo muito interessante num tempo reduzido. Dentro destas composições estão incluídas: música celta, jazz, música francesa, música inglesa, música popular americana e outras opções, que se apresentarão em níveis progressivamente mais elaborados. Será o professor da Orquestra a conduzir a estruturação e o desenvolvimento do trabalho dos professores de Instrumento e de Formação Musical, de modo a que, interagindo com eles, consiga uma boa evolução na preparação técnica e teórica dos alunos, tendo como objetivo uma apresentação de grande efeito, com periodicidade tendencialmente trimestral.

 

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