Educação da Sexualidade

Formação para Pais de alunos do 3.º ano

8 de janeiro de 2018
Educação da Sexualidade

O Serviço de Psicologia e o 1.º Ciclo convidam os Pais dos alunos do 3.º ano a participar na Ação de Formação “Como falar com o meu filho sobre sexualidade? - Educação da Sexualidade”, que decorrerá no dia 15 de janeiro, às 18h00, no Auditório de Música do Colégio. Esta ação integra-se no âmbito da abordagem do aparelho reprodutor, prevista para a área disciplinar de Estudo do Meio (2.º período), de acordo com a legislação do Ministério da Educação para a Educação Sexual no 1.º Ciclo. Esta é também uma das atividades do Projeto "Bem Crescer - Educação para a Sexualidade e para os Afetos.

No contexto das relações afetivas e numa lógica de cooperação e articulação entre a escola e a família, os Pais são agentes interlocutores privilegiados na orientação das temáticas relacionadas com a educação da sexualidade com os seus filhos. A iniciativa pretende contribuir para uma reflexão conjunta sobre:

• (i) aspetos relacionados com a sexualidade e o desenvolvimento integral;
  • (ii) dimensões do desenvolvimento da criança dos 7 aos 9 anos;
  • (iii) perguntas e temas mais frequentes nesta faixa etária;
  • (iv) principais indicadores para uma comunicação adequada da sexualidade em Família.
Trata-se de uma boa oportunidade para enriquecer a qualidade da comunicação em família, sendo por isso importante a presença e o contributo de todos.