Preparar-se para viver no mundo global - o nosso Projeto de Inglês

Desde 1999 que o Colégio valoriza a aprendizagem da língua inglesa, consciente da sua importância como ferramenta fundamental de comunicação no mundo global

Na convicção de que aprender uma língua estrangeira precocemente permite aos alunos expandir o seu pensamento e adquirir um conhecimento mais global do mundo, compreendendo e respeitando diferentes realidades culturais, o Colégio oferece aos seus alunos, desde o Pré-Escolar (3 anos) até ao 12.º ano, o contacto diário com a língua inglesa, através de aulas e de uma diversidade de outras propostas.

Este Projeto assenta na diferenciação curricular e pedagógica e no trabalho regular com grupos de alunos definidos por níveis de competências no domínio da língua inglesa.

A certificação das aprendizagens nos vários níveis, de acordo com o sistema da Universidade de Cambridge, veio acrescentar ainda maior valia ao Projeto. A atribuição de diplomas reconhecidos em todo o mundo torna-o, não só uma ferramenta de desenvolvimento de uma das competências essenciais da sociedade do conhecimento, mas também uma verdadeira vantagem competitiva no meio académico e no mundo do trabalho.

Até ao presente mais de 3500 alunos do Colégio realizaram exames de Cambridge. Cerca de 100 alunos conseguiram atingir o nível máximo de qualificação, Certificate of Proficiency in English e perto de 300 chegaram ao penúltimo nível, Certificate of Advanced English.

A finalidade é otimizar o percurso de aprendizagem da língua inglesa no Colégio, permitindo que todos os alunos atinjam o nível de excelência no seu domínio, de acordo com as competências de cada um.

Assim, neste percurso de aprendizagem está prevista a certificação em vários níveis de escolaridade, tendencialmente de acordo com o seguinte esquema, fundamentado em Cambridge ESOL (English for Speakers of Other Languages):