Esta nova área, concretizada nas disciplinas de Ateliê de Desenvolvimento Humano (para o ensino básico) e Seminário de Desenvolvimento Humano (para o ensino secundário), vem assegurar a continuidade das temáticas já trabalhadas no âmbito do Desenvolvimento Pessoal, Social e Emocional, nos diferentes níveis de ensino, de forma coerente e sequencial, assumindo um grau progressivo de complexidade, quer no alargamento dos temas abordados, quer no seu aprofundamento.
Assumindo com clareza uma perspetiva de formação integral e a responsabilidade de formar lideranças futuras comprometidas com a transformação do mundo, o Colégio investe na formação dos seus alunos em dimensões do conhecimento do mundo diversas, sempre na perspetiva de favorecer a capacidade de análise da realidade atual e o espírito crítico.
É fundamental adquirir conhecimentos e competências cognitivas específicas, capazes de responder às solicitações práticas e competitivas do mundo atual, mas este percurso deve estar intimamente ligado ao desenvolvimento de qualidades humanas, que possibilitem um investimento pessoal e interpessoal pleno, na vida presente e futura, de modo a contribuir para a construção de um projeto de vida que realize os nossos alunos e os faça ser mais felizes.
Não se pretende desvalorizar a dimensão académica, mas retirar-lhe a exclusividade, diminuir a sua centralidade, a fim de permitir que a perspetiva integral da educação surja, integrando a componente académica num contexto mais vasto, com outras motivações e dinâmicas, tal como está expresso no nosso Compromisso Educativo.
Neste contexto são áreas a abordar nas disciplinas de Desenvolvimento Humano:
Promoção do desenvolvimento socioemocional;
Saúde e bem estar psicossocial;
Relações afetivas e sexualidade;
Justiça, solidariedade e direitos humanos;
Filosofia para crianças;
Pensamento crítico e criatividade;
Educação para a cidadania global;
Participação cívica e voluntariado;
Diálogo intercultural, inter-religioso e promoção da paz;
Educação geográfica, globalização, sustentabilidade e ecologia;
Bioética;
Argumentação e debate;
Ciência política.