A nossa forma de comunicar e liderar

A Rede Comunicação e Liderança enforma toda a ação educativa do Colégio e traduz o modo como este partilha a sua Missão e Visão. Constitui-se como elemento fundamental de interiorização do Ideário do IRSCM e do Compromisso Educativo, de inter-relacionamento formal entre equipas, de informação, de partilha de ideias e de práticas, de conhecimento e de ação.

Sendo o Aluno o centro da nossa ação, estimulamos em todos os membros da comunidade o sentido de pertença, de estima mútua e de responsabilidade partilhada.

Alunos

O nosso primeiro compromisso é com os alunos, por isso são eles o centro da Rede de Comunicação e Liderança. Privilegiamos o seu desenvolvimento integral a partir da singularidade de cada um, proporcionando-lhes um espaço em que se sintam acolhidos, integrados e felizes. Acreditamos estarem assim criadas as condições para uma aprendizagem de excelência e para a criação de projetos de vida consistentes a partir de valores humanos, éticos e cristãos.

Missão/Visão

Tendo como base as palavras de Jesus Cristo “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10-10), assumidas como inspiração bíblica pelo fundador do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, o nosso Colégio desenvolve a Missão de formar na Justiça como caminho para a Vida e de colaboração na transformação do Mundo.

A Missão e Visão perpassam os processos quotidianos e a Rede Comunicação e Liderança.

Educadores

A nossa equipa de educadores é um elemento-chave da concretização da nossa Missão e Visão. Contamos com uma equipa dotada de características humanas e competências profissionais de excelência; desenvolvemos uma cultura de rigor e de exigência; promovemos o trabalho em equipa e investimos na formação permanente de todos os colaboradores. Estas são as nossas apostas para que a comunidade de educadores, animada pelo sentido de pertença, assuma a responsabilidade partilhada no compromisso que a todos nos une para com os alunos.

Equipas

O trabalho em equipa perpassa toda a realidade do Colégio, como prática quotidiana e pressuposto fundamental de organização. Várias são as equipas e todos são agentes ativos na procura das melhores ideias e práticas para desenvolver a Missão e perseguir a Visão, no quadro de valores em que acreditamos e no modelo de ensino que definimos.

Famílias

Reconhecemos o papel central das famílias como primeiros responsáveis na educação dos seus filhos e promovemos a sua participação ativa no processo educativo e na vida do Colégio. Para além da representação nos órgãos formalmente constituídos (Associação de Pais e Assembleia de Representantes), valorizamos as várias oportunidades de diálogo com as famílias como momentos fundamentais para uma ação educativa consistente porque convergente.

Comunidade Envolvente, Outras Instituições e Sociedade

Estamos comprometidos com a comunidade envolvente e a sociedade em geral no exercício de uma cidadania responsável em ordem à construção do bem comum. O envolvimento ativo com a comunidade e o estabelecimento de parcerias diversificadas enriquecem o processo educativo dos nossos alunos e a melhoria da escola enquanto organização. As diversas ligações estabelecidas com instituições locais, nacionais e internacionais são assentes na confiança, partilha e integração de conhecimentos e permitem consolidar uma cultura de inovação e aprendizagem contínuas.