Pré-Escolar – a primeira etapa

As idades precoces são especialmente importantes para o desenvolvimento das crianças e podem ser determinantes para as etapas que se seguem

Temos uma equipa alargada de educadores a acompanhar o crescimento dos nossos alunos do Pré-escolar, dos 3 aos 5 anos de idade. Trabalhando de forma articulada entre si, integradora das diferentes áreas do desenvolvimento pessoal e com o envolvimento dos pais, fazem diariamente esta viagem de descoberta do mundo com as nossas crianças e as ajudam nesse percurso.

Cada grupo de crianças é acompanhado por uma educadora e uma auxiliar de ação educativa ao longo do Pré-Escolar. É com elas que as crianças fazem a maior parte do seu caminho no Colégio e é com elas que desenvolvem uma relação privilegiada de afeto. Mas a equipa é ainda constituída por professoras de expressões motora e musical e por professoras de Inglês.

As atividades são adequadas a cada faixa etária (dos 3 aos 5 anos), delineadas mensalmente por toda a equipa docente e planeadas em detalhe para cada semana, de acordo com as três áreas de conteúdo /domínios do saber que procuramos desenvolver nos nossos alunos: a área de formação pessoal e social, a área de conhecimento do mundo e a área de expressão e de comunicação.

Nestas atividades privilegiamos os espaços do Colégio, exclusivos para as crianças do Pré-Escolar, quer no interior – salas e recreio - quer ao ar livre - no parque infantil –, mas poderão ser usados outros espaços, exteriores ao Colégio, onde os alunos podem disfrutar do contacto com a natureza, com as tradições e com a História.

Integradas no plano de atividades estão as dinâmicas ligadas aos projetos diferenciadores, tais como o desenvolvimento da consciência linguística e fonológica; a autorregulação das emoções, comportamentos e aprendizagens e a aprendizagem da língua inglesa. A transição do Pré-Escolar para o 1.º CEB é outra aposta clara do Projeto Educativo do Pré-Escolar, intencionalmente trabalhada em diferentes momentos do ano letivo.

O plano semanal é disponibilizado aos pais e encarregados de educação através da plataforma do Colégio.

Nestes níveis etários procuramos uma formação em que o prazer de brincar constitui o suporte elementar do processo de aprendizagem e a base para despertar a curiosidade e o questionamento.

As atividades têm início às 9h00 e terminam às 16h30, havendo várias opções de atividades possíveis para além deste horário.