1.º Ciclo – a aventura da escolaridade

A entrada no 1.º Ciclo é uma etapa fundamental na vida das nossas crianças por tudo o que representa de descodificação do mundo através da leitura e da escrita, mas também e sobretudo por ser o momento privilegiado de aquisição de competências em termos de autonomia e de responsabilidade

Sabemos como é crítico para os alunos e também para os pais o início deste novo trajeto, ainda que, em muitos casos, estejamos a falar apenas de mudar de espaços dentro da mesma escola e que este processo de adaptação esteja facilitado pelo projeto de transição entre os dois ciclos que há já vários anos desenvolvemos com os nossos alunos. É por isso que, desde o primeiro dia, uma equipa educativa motivada e dedicada procura proporcionar um ambiente onde os nossos alunos se sintam acolhidos, integrados e felizes, tal como está expresso no nosso Compromisso Educativo. Acreditamos que esta é a primeira condição para o desenvolvimento pessoal de cada uma das nossas crianças e para a realização de aprendizagens significativas.

Logo no 1.º ano de escolaridade estimulamos nos nossos alunos processos de autorregulação (dos comportamentos e das aprendizagens), que são gradualmente aprofundados e que conduzem progressivamente a uma maior autonomia e independência.

Todas as áreas disciplinares do currículo - Estudo do Meio, Português, Matemática, Expressão Motora, Expressão Musical e Expressão Plástica - são planeadas de forma articulada entre os professores titulares e os professores das áreas. São ainda integradas no currículo do 1.º Ciclo disciplinas de oferta complementar e de oferta de escola, tais como Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Moral e Religiosa Católica e Inglês. Acresce a este projeto curricular a Catequese e diversas Atividades de Enriquecimento Curricular.

Para além dos professores titulares, que acompanham os alunos ao longo de todo o ciclo, a equipa educativa inclui um conjunto de profissionais especializados e exclusivos para cada uma das áreas disciplinares.

O Colégio implementa ainda, no 1.º Ciclo, de forma consistente e integrados na atividade diária, projetos de ensino de áreas disciplinares específicas em língua inglesa (CLIL – Content and Language Integrated Learning – em Science e Art), de certificação das aprendizagens em Inglês e de rotatividade de grupos de alunos e de professores (mais informação em “Projetos Diferenciadores”).

A atividade letiva tem início pelas 9h00, para o 1.º e 2.º anos, e às 8h45, para o 3.º e 4.º anos, e terminam às 16h30.

Findas as atividades letivas há um conjunto de opções possíveis para que os pais possam contar com a permanência dos alunos no Colégio em horário alargado, nomeadamente Salas de Estudo, Prolongamento e Atividades de Enriquecimento Curricular.