2.º Ciclo – Descobrir e aprender no percurso do conhecimento

A entrada no 2.º Ciclo é um momento chave no percurso dos alunos. Concluídos os 4 anos do 1.º Ciclo, abre-se um novo período de transição entre a infância e a pré-adolescência

Sendo certo que, no nosso Colégio, os alunos do 1.º ciclo já trabalham com uma equipa alargada de professores, a chegada ao 2.º ciclo é marcada por muitas novidades.

Mais disciplinas e mais professores implicam o assumir de outras responsabilidades, continuando a ser trabalhadas a autonomia e a autorregulação como componentes estratégicas do nosso Projeto Curricular para o Ensino Básico.

Para além das disciplinas do currículo nacional, onde vão encontrar novas áreas disciplinares - como a área artística e tecnológica - os alunos do 5.º ano contactam, também pela primeira vez, com projetos diferenciadores da nossa proposta educativa, a saber, a disciplina de Atelier de Desenvolvimento Humano ou o Projeto Objetivos Individuais por Aluno. Estas disciplinas incluem-se na oferta complementar do Colégio e da qual fazem ainda parte, no 2.º CEB, Oficina de Artes, Tecnologias e Desporto, Métodos de Estudo ou Tecnologias de Informação e Comunicação.

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, iniciada no 1.º ciclo, articula-se, no 2.º Ciclo do Ensino Básico, com a valência de Interioridade, através do Projeto RUAH, procurando potenciar o desenvolvimento da dimensão espiritual de cada um, através de dinâmicas de silêncio, reflexão, contemplação, autoconhecimento e apelo ao transcendente.

O Apoio ao Estudo, bem como as Atividades de Enriquecimento Curricular, completam a matriz curricular do 2.º Ciclo. Estas últimas, de carácter facultativo, incluem um leque diversificado de áreas de opção, que permitem aos alunos explorar o seu potencial em função dos seus interesses e talentos.

Cada um dos anos de escolaridade é acompanhado pela respetiva equipa educativa, constituída por todos os docentes desse nível, à qual compete o planeamento articulado das atividades a desenvolver, a definição de critérios de atuação, a avaliação e a implementação de ações de melhoria nas diferentes turmas.

As atividades letivas iniciam às 8h40 e terminam pelas 17h00.