Educação da Sexualidade

Formação para Pais de alunos do 3.º ano

3 de janeiro de 2019
Educação da Sexualidade

O Serviço de Psicologia e o 1.º Ciclo convidam os Pais dos alunos do 3.º ano a participar na Ação de Formação “Cá entre nós... - Educação dos Afetos e da Sexualidade”, que decorrerá no dia 14 de janeiro, às 18h00, no Auditório do Colégio. Esta ação integra-se no âmbito da abordagem do aparelho reprodutor, prevista para a área disciplinar de Estudo do Meio (2.º período), de acordo com a legislação do Ministério da Educação para a Educação Sexual no 1.º Ciclo. Esta é também uma das atividades do Projeto Bem Crescer – Educação dos Afetos e da Sexualidade.

No contexto das relações afetivas e numa lógica de cooperação e articulação entre a Escola e a Família, os Pais são agentes interlocutores privilegiados na orientação das temáticas relacionadas com a Educação da Sexualidade com os seus Filhos. Assim, pretendemos contribuir para uma reflexão conjunta sobre:

(i) aspetos relacionados com a sexualidade e o desenvolvimento integral;

(ii) dimensões do desenvolvimento da criança dos 7 aos 9 anos;

(iii) perguntas e temas mais frequentes nesta faixa etária;

(iv) principais indicadores para uma comunicação adequada da sexualidade em Família.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito das atividades desenvolvidas pelo Centro de Investigação e Formação do Rosário (CIFOR).

Trata-se de uma boa oportunidade para enriquecer a qualidade da comunicação em família, sendo por isso importante a presença e o contributo de todos.