A edição do concurso “Uma Aventura… Literária”, é promovido anualmente pela Caminho, e destina-se aos alunos do pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário.
Este ano o concurso teve quatro modalidades: Texto Original, Crítica, Desenho e Olimpíadas da História. Na modalidade de texto original, no escalão do 2.º ciclo, o João Grosso do 5.ºD destacou-se com o 2.º prémio, tendo concorrido com o texto:
A VIDA SECRETA DO MEU BICHO
Sempre que o despertador toca, lá vem o meu escorpião subir e descer pelo meu corpo; como faz cócegas, acordo logo. Ele é esperto, um belo dançarino, autêntico pianista, cozinheiro, bombeiro, muito amigo e brincalhão.
Quando só está ele em casa, como sabe tocar piano, convida as suas amigas formigas do jardim para tocarem com ele para os outros animais. A dado momento, ele salta do piano e desata a dançar; os espectadores ficam admirados!
Depois, cozinha um grande bolo para os membros da orquestra, que acabam sempre por almoçar lá em casa, porque ele, não sei como, entra num carrinho de congelados e pesca uma lagosta para o almoço.
Sempre que há fumo em casa ou no jardim, ele e todas as formigas pegam num balde de praia com água e, dirigidos pelo meu escorpião, levam até ao local do fogo; como este geralmente é muito pequeno, apagam-no depressa.
O meu bicho, quando ouve o barulho da chave de casa a entrar na fechadura, com um gesto decidido manda todas as formigas para o jardim. Abro a porta e encontro-o aos pinotes. Depois, jogo às escondidas com ele, mas eu é que nunca o consigo encontrar!...
É muito divertido ter um escorpião como animal de estimação!