Dia Internacional dos Direitos Humanos

"Recover Better - Stand Up for Human Rights"

10 de dezembro de 2020
Dia Internacional dos Direitos Humanos

Hoje, dia 10 de dezembro, o mundo celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, renovando o compromisso da construção de uma sociedade humana mais justa e mais igual, nos direitos que defende, nas oportunidades que oferece e na dignidade com que trata todas e cada pessoa.

A pandemia que vivemos colocou numa nova perspetiva a consideração de alguns dos nossos Direitos, lançando-lhes novos reptos: o direito à vida, à família, à saúde, ao emprego, ao lazer, à privacidade, o direito de reunião, de movimentação, de acesso a uma informação fidedigna, à Internet, aos meios tecnológicos indispensáveis à vida hodierna, ...  

Para sublinhar esta data, a Organização das Nações Unidas propõe o tema "Recover Better - Stand Up for Human Rights", a partir de quatro polos de reflexão: - luta contra as desigualdades, - fim da discriminação, - promoção do desenvolvimento sustentável e - estímulo à participação cívica e à solidariedade (https://www.un.org/en/observances/human-rights-day).

Ao mesmo tempo, a Amnistia Internacional, organização não governamental com quem o Colégio do Rosário colabora desde 2014, promove mais uma vez a “Maratona das Cartas”, por via digital, apelando ao conhecimento, mobilização e intervenção, através de uma assinatura digital, em seis petições para outros tantos casos de violação dos Direitos Humanos. O contexto destes casos imerge-nos em realidades tão distintas como no Burundi, Amazónia Colombiana, Turquia, Arábia Saudita, Malta e Myanmar. À semelhança do ano passado, será também promovido um concurso entre escolas, para selecionar a que conseguirá a maior mobilização e aí organizar um evento com a presença de um dos ativistas que protagoniza os casos deste ano. Assim, o nosso Colégio recebeu o código 5FJ1 que deve ser introduzido no ato de assinar, online, as petições e participar nesta Maratona pelos Direitos Humanos – Assinaturas que mudam Vidas!

A assinatura digital para a qual todos nós e as nossas famílias estamos convidados, pode ser concretizada no endereço https://www.amnistia.pt/maratona/, sendo necessário introduzir um email válido e o número do CC (apenas os carateres numéricos) de cada pessoa. Devem ser seguidas as indicações que aparecem no site. A assinatura pode contemplar todos os seis casos ou selecionar apenas aqueles que queremos assinar. Gostaríamos de apelar à participação de todos e à sua divulgação nas vossas redes sociais, dando um testemunho ativo da nossa militância pela causa dos Direitos Humanos, envolvendo também aqueles que nos rodeiam. Todos podem participar com o nosso código - 5FJ1! 

No Rosário daremos a conhecer aos alunos, a partir do 8.º ano e até ao 12.º, estes casos de violação dos Direitos Humanos, convidando-os depois a livremente aderir à assinatura digital e a divulgar esta ação junto dos seus amigos e através das redes sociais.  

Esta celebração será também mais um pretexto para, neste tempo de preparação do Natal, nos ligarmos às Comemorações dos 150 anos da Presença das Religiosas do Sagrado Coração de Maria em Portugal e no Porto, assumindo o verbo CUIDAR como mote das nossas reflexões e das nossas ações: - cuidar de cada um de nós, - cuidar dos que nos são mais próximos, - cuidar de todos os que connosco se cruzam na teia de relações que constitui a nossa existência, especialmente os mais frágeis, - cuidar do nosso ambiente e do planeta que habitamos. 

São estes desafios que neste tempo exigente nos são lançados, a partir da próxima semana e até ao dia 15 de janeiro. 

 

 Avenida da Boavista, 2856 / 4100-120 Porto
 
  
 (+351) 22 619 75 90*
 
  
 Geral - cnsr@colegiodorosario.pt

 Política de privacidade
 
  
Política de proteção de menores e adultos vulneráveis
 
  
 Canal de ética
 
  


*Valor de uma chamada para a rede fixa nacional, em função do plano tarifário do utilizador
Ⓒ 2024  -  Colégio de Nossa Senhora do Rosário