Celebramos a entrada do Venerável Pe. Jean Gailhac na vida plena

Venerável Pe. Jean Gailhac (1802-1890)

25 de janeiro de 2021
Celebramos a entrada do Venerável Pe. Jean Gailhac na vida plena

No aniversário do falecimento lembramos a vida e a obra do fundador do IRSCM – Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria.

Jean Gailhac nasceu numa pequena cidade de Béziers, no sul de França, a 13 de Novembro de 1802 e foi ordenado padre em 1826 na diocese de Montpellier. Fundou várias congregações religiosas, indo ao encontro de necessidades específicas, especialmente dos mais abandonados. Destas congregações, permaneceram apenas as Religiosas do Sagrado Coração de Maria.

Depois de uma vida cheia de entrega ao próximo e serviço a Deus, Jean Gailhac morreu a 25 de Janeiro de 1890, em Béziers, no sul da França.

No dia em que o Fundador transpôs a fronteira para vida eterna, a Província Portuguesa do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria apresenta a segunda parte da exposição documental digital: “Itinerários de Vida: as Religiosas do Sagrado Coração de Maria em Portugal”, que pode ser consultada no site da comemoração dos 150 anos do IRSCM em Portugal.

Gratas pela sua vida, as RSCM continuam a cumprir a missão que lhes foi confiada “para que todos tenham vida”.

Mensagem do Conselho Provincial do IRSCM

Queridas Irmãs e Estimados Colaboradores,

Desejamos que se encontrem bem de saúde.

Ao celebramos a entrada do Venerável Pe. Jean Gailhac na vida plena – 25 de janeiro de 1890 – queremos partilhar com todas/os uma breve descrição dos passos já dados em ordem à sua beatificação. 

No Capítulo dissemos: “É nosso desejo profundo, assim como das Irmãs e colaboradores da província, que o Venerável Pe. Jean Gailhac seja beatificado”.

As conclusões do último Conselho de Liderança do Instituto Ampliado  (CLIA) confirmam-nos: “Para reavivar o processo de beatificação do nosso fundador, (…) precisamos de encontrar modos de tornar mais e melhor conhecida a vida, carisma e espiritualidade do Venerável Jean Gailhac – como um dom para enriquecer a vida de muitas pessoas no mundo de hoje”

Para dar continuidade a este apelo vimos partilhar com todas/os estes subsídios como contributos para o desenvolvimento do clima de fé e devoção ao nosso fundador.

Contamos com a colaboração de todas/os para divulgar e animar este projeto que muito nos diz.

O Conselho Provincial
Teresa Nogueira, Mª Alice Santos, Mª Júlia Lopes, Manuela Queirós

Documentos em PDF
O Venerável Pe. Jean Gailhac
Processo de Beatificação do Pe. Jean Gailhac 

 

 Avenida da Boavista, 2856 / 4100-120 Porto
 
  
 (+351) 22 619 75 90*
 
  
 Geral - cnsr@colegiodorosario.pt

 Política de privacidade
 
  
Política de proteção de menores e adultos vulneráveis
 
  
 Canal de ética
 
  


*Valor de uma chamada para a rede fixa nacional, em função do plano tarifário do utilizador
Ⓒ 2024  -  Colégio de Nossa Senhora do Rosário