Dia da Europa

Rosário EEPE

9 de maio de 2023
 Dia da Europa

Hoje celebramos o Dia da Europa, relembrando a Declaração Schuman, proferida pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950. Nela se propunha a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com vista a instituir um mercado comum destas matérias-primas entre os países fundadores, no contexto do pós II Guerra Mundial. A CECA, cujos membros fundadores foram a França, a República Federal da Alemanha, a Itália, os Países Baixos, a Bélgica e o Luxemburgo, foi a primeira de uma série de instituições europeias, supranacionais, que deram origem à atual União Europeia.

No âmbito das comemorações do Dia/Semana da Europa, o projeto Rosário Escola Embaixadora do Parlamento Europeu participou, no passado fim de semana, no II Encontro Nacional das Escolas EPAS (European Parliament Ambassador Schools), organizado pela Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão, com a presença da Coordenadora Nacional do projeto, Profª Isabel Baltazar. O Colégio foi representado pelos Embaixadores Juniores Francisco Carneiro e Guilherme Catarino e pelos professores Embaixadores Seniores do projeto, Paulo Antunes e Filipe Ferreira.