II Congresso Nacional da Escola Católica

Escola católica – Identidade e Pacto num mundo global

12 de outubro de 2024
II Congresso Nacional da Escola Católica

“Escola católica – Identidade e Pacto num mundo global”

Terminou ontem o II Congresso Nacional da Escola Católica, organizado pela Associação Portuguesa de Escolas Católicas, em conjunto com o Secretariado Nacional da Educação Cristã.
Na iniciativa, que teve como fio condutor o Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco, participaram mais de 350 representantes de cerca de uma centena de escolas católicas nacionais, que congregam perto de 66 mil alunos.
Os 2 dias do Congresso foram orientados pela Diretora Pedagógica do nosso Colégio, Susana Afonso de Sousa, que fez parte da comissão organizadora e moderou o painel ‘O humano e o pós-humano’, apresentado pelo Prof. João Duque, Pró-Reitor da Universidade Católica Portuguesa.
No encontro estiveram ainda envolvidos 12 elementos do nosso Colégio, integrados na delegação do Sagrado Coração de Maria, e outros 6 que animaram a Eucaristia presidida pelo Bispo D. António Azevedo, no final do primeiro dia.
Os 7 compromissos do Pacto foram oportunidade de aprofundamento da importância de uma escola católica forte na sua identidade para formar cidadãos que respondem aos desafios do mundo de hoje construindo diálogo ativo de construção de fraternidade e de paz.