176 ANOS PASSADOS
''Somos herdeiros. Todos. Podemos, ou não, ter plena consciência disso, podemos até, ou não, aceitar com alegria esse facto. Mas é indesmentível. Somos herdeiros. Todos.
Somos herdeiros de uma história, de uma tradição, de uma forma de ser e de servir que já existia muito antes de sermos parte deste Instituto e que perdurará muito para além de nós. E que nos cumpre continuar. Porque, hoje, somos as mãos de Gailhac. Por isso somos mais que mera história, somos mais que mera tradição: somos ação, somos atualização de um sonho que começou em Béziers e que tem hoje, aqui, e agora, a sua concretização. É esta a nossa Missão: a de todos nós, que, de alguma forma, fazemos parte do IRSCM: somos, hoje, as mãos de Gailhac.
Com Gailhac aprendemos que a coragem e a confiança, quando alicerçadas na fé, não têm limites. Com Gailhac aprendemos que a coragem e a confiança, quando alicerçadas na fé, se transformam em zelo. Precisamos, hoje, de reavivar essa coragem, precisamos, hoje, de reanimar essa confiança, precisamos, hoje, de juntar as nossas mãos às mãos daqueles que, todos os dias, temos ao nosso lado, às mãos daqueles que, todos os dias, temos diante de nós, para que, juntos, as possamos entregar, abertas, disponíveis, a todos os que delas precisam para que possam ter mais vida. Não podemos deixar para amanhã. Tem de ser hoje. Tem de ser aqui. Tem de ser agora. Porque, hoje, somos as mãos de Gailhac.''
-José Pinho
O Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria celebra hoje, 176 anos sobre a sua fundação em Béziers, pelo Padre Jean Gailhac.