Noite Europeia dos Investigadores

Alunos do Rosário dinamizam atividades no Planetário

28 de setembro de 2017
Noite Europeia dos Investigadores

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva organiza já amanha, dia 29 de setembro, a Noite Europeia dos Investigadores 2017 integrado no consórcio FORESIGHT (Foreseeing Opportunities, Risks, Environmental and Security Issues for the next Generation: Highlighting Trends for 2030), com uma noite dedicada à robótica.

Com início marcado para as 21h, as atividades estão a cargo dos alunos da Academia de Robótica do Colégio do Rosário. A abrir haverá um debate sobre ética robótica, abordando temas como “O que há de novo no mundo da robótica?”, “Os robôs vão-nos facilitar a vida ou vão roubar os nossos empregos?” e “O trabalho robótico deve ser taxado?”. Estes e outros temas estarão em discussão com, António Paulo Moreira (Head of the Centre for Robotics in Industry and Intelligent Systems / INESC-TEC), Luis Almeida (FEUP e membro da comissão científica do ROBOCUP Federation), Luís Paulo Reis (Escola de Engenheira da UMinho / Membro da Direção do LIACC Artificial Intelligence and Computer Science Lab). A moderação fica a cargo de Eduardo Pamplona (Diretor de Comunicação da Universidade do Porto).

Depois, e até às 24h, decorrerá uma Demonstração do Robô ColOmniAGV (Colaborative Omnidirectional AGV) - INESC-TEC e ainda atividades da Academia de Robótica do Colégio, com Circuitos eletrónicos (Flashing Led, Metal Detector, Servo Motion), Robô Bombeiro, Robô AGV (automated guided vehicle)e o Drone Face Tracking (Drone com reconhecimento cara para seguir pessoas e tirar selfies).

Ainda haverá tempo para o Algoritmo Mágico, onde os participantes poderão ver, com a ajuda de um simples truque de cartas, alguns dos conceitos e operações fundamentais para a computação.

A noite não acaba sem as sessões imersivas na cúpula do Planetário.

 

 Avenida da Boavista, 2856 / 4100-120 Porto
 
  
 (+351) 22 619 75 90*
 
  
 Geral - cnsr@colegiodorosario.pt

 Política de privacidade
 
  
Política de proteção de menores e adultos vulneráveis
 
  
 Canal de ética
 
  


*Valor de uma chamada para a rede fixa nacional, em função do plano tarifário do utilizador
Ⓒ 2024  -  Colégio de Nossa Senhora do Rosário