Música - Formação musical

As aulas de Formação Musical têm por finalidade proporcionar aos alunos de Instrumento a possibilidade de desenvolver competências nas áreas da formação auditiva e da leitura e escrita musicais, com o objetivo de dar maior consistência, eficácia e suporte ao processo de aprendizagem de um instrumento musical.

O trabalho a desenvolver é planeado pelos professores de acordo as peças que os alunos estão a estudar nas aulas de Instrumento em cada momento do ano letivo. Esta abordagem da Formação Musical supõe uma articulação permanente entre os professores de Instrumento e de Formação Musical, tendo em vista a otimização do processo de aprendizagem de cada aluno, de forma integrada e personalizada. Dado que toda a aprendizagem teórica é feita a partir das peças instrumentais em estudo, as aulas de Formação Musical assumem-se como apoio direto à aprendizagem instrumental. Os conteúdos teóricos surgem nesta metodologia sempre em contexto e como momentos de insight, o que leva os alunos a vê-los como aprendizagens significantes, pela utilidade de que se revestem na compreensão da linguagem musical.

Trimestralmente é disponibilizada aos encarregados de educação uma informação detalhada sobre a evolução dos seus educandos, através do site do Colégio. Além disso, pode ser agendado via mail em qualquer momento um encontro personalizado nas instalações do Colégio com os respetivos professores.

Os alunos que o desejem poderão ver certificadas as suas aprendizagens através da prestação de provas perante um júri enviado ao Colégio anualmente pela ABRSM após a qual receberão o respetivo Diploma.

As aulas têm uma regularidade semanal, com uma duração de 60 minutos.