Música - Aulas de instrumento

Aulas individuais

  • Flauta transversal
  • Guitarra clássica
  • Guitarra elétrica
  • Piano
  • Bateria
  • Canto ligeiro

Aulas de grupo

  • Banda Rock
  • Cordas friccionadas em pequeno grupo

As aulas de Instrumento têm por finalidade proporcionar aos alunos interessados a aprendizagem de um instrumento musical, tendo em conta a oferta disponível em cada ano letivo. Embora o Colégio de Nossa Senhora do Rosário não seja uma escola de música, oferece a estes alunos um ensino instrumental de qualidade, orientado por professores habilitados para o Ensino Artístico Especializado da Música em cada área específica.

O trabalho a desenvolver é planeado pelos professores de acordo com os objetivos de aprendizagem de cada aluno e reajustado de acordo com o seu desempenho. No entanto, os alunos são incentivados a darem sempre o melhor de si, também nesta área de enriquecimento da sua formação global.

Todos os alunos de instrumento se apresentam em audição pública pelo menos uma vez por ano, tendo em conta que o contacto com o público é uma componente importante do processo de aprendizagem de uma arte performativa. Com esta estratégia pretende-se, não só dar aos alunos a oportunidade de mostrarem regularmente à comunidade o resultado do seu trabalho, mas também criar etapas que potenciem a regularidade do estudo individual. Com este fim são organizadas no Colégio 9 audições por ano letivo, ao ritmo de três por trimestre.

Trimestralmente é disponibilizada aos encarregados de educação uma informação detalhada sobre a evolução dos seus educandos, através do site do Colégio. Além disso, pode ser agendado via mail em qualquer momento um encontro personalizado nas instalações do Colégio com os respetivos professores.

Os alunos que o desejem poderão ver certificadas as suas aprendizagens através da prestação de provas perante um júri enviado ao Colégio anualmente pela ABRSM após a qual receberão o respetivo Diploma.

É facultada aos alunos de Instrumento a possibilidade de reservarem tempos de estudo nas salas do pavilhão de música, de acordo com um conjunto de regras.

As aulas são, tendencialmente, individuais e têm uma regularidade semanal, podendo o aluno optar por uma duração de 60 minutos ou de 30 minutos.

 

Utilização de salas para estudo

  • 1. Os alunos de instrumento poderão utilizar as salas do pavilhão de música para estudo individual, quando as mesmas se encontrarem disponíveis
  • 2. A autorização para utilizar as salas para estudo individual só será concedida a alunos que frequentem aulas de Instrumento no Colégio de Nossa Senhora do Rosário
  • 3. A utilização de uma sala para estudo carece de autorização de um professor ou auxiliar para cada caso e implica o registo do nome do aluno e do período de utilização em suporte próprio
  • 4. As atividades dos professores, letivas ou não, regulares ou ocorrentes, têm sempre prioridade na utilização das salas
  • 5. Os alunos de instrumento autorizados a utilizar uma sala para estudo não poderão levar outras pessoas consigo
  • 6. O Auditório e a sala M6 não podem ser usados para este fim

Canto ligeiro

As aulas de Canto Ligeiro funcionam com os mesmos pressupostos e linhas de orientação das restantes aulas de Instrumento e destinam-se a alunos que pretendam desenvolver competências no domínio da voz cantada. Estas aulas são asseguradas por professores de canto devidamente habilitados e o trabalho a desenvolver está centrado em repertório de vários enquadramentos estéticos, embora com enfoque especial no Pop-Rock, no Fado e no Jazz.

Os alunos de Canto Ligeiro apresentam-se em público pelo menos uma vez por ano, numa das 9 Audições anuais. Com esta estratégia pedagógica pretende-se, não só proporcionar aos alunos a oportunidade de mostrarem à comunidade o seu trabalho, mas também de criar etapas que potenciem a regularidade do estudo individual. Os alunos de Canto Ligeiro têm ainda a oportunidade de se apresentar em todas as noites temáticas do Colégio de Nossa Senhora do Rosário: Noite de Fados, Noite de Jazz e Rock in Rosário.

Banda Rock

A música Pop/Rock é uma realidade incontornável na vida pessoal e social das crianças e jovens de hoje. É comum nestes grupos etários formarem-se bandas de garagem e outros grupos musicais espontâneos que vão dando resposta a esta necessidade. No entanto, este esforço autodidata é muitas vezes inglório, por falta de orientação técnica adequada.

É neste contexto que o Colégio de Nossa Senhora do Rosário propõe atividade Banda Rock, destinada aos alunos do 3.º Ciclo e do Secundário que pretendam desenvolver em grupo competências performativas fundamentais na área da música Pop/Rock, cantando e/ou tocando os instrumentos típicos destes agrupamentos musicais: voz, guitarra elétrica, baixo elétrico, teclado e bateria. Competirá ao professor responsável por esta atividade musical orientar os alunos no sentido de tirarem o melhor partido das suas qualidades, tendo em conta os “papéis” possíveis dentro de uma Banda Rock.

Os alunos que pretendam integrar esta atividade musical deverão organizar-se previamente como grupo, com um mínimo de 4 e um máximo de 6 alunos, e combinar um horário viável com o professor responsável por esta atividade, após o que formalizarão a inscrição na Secretaria. Para os alunos que optem por se inscrever individualmente, o início da atividade fica condicionado ao número mínimo de inscritos requerido para o funcionamento de um grupo.

Os grupos de Banda Rock terão oportunidades regulares de apresentar publicamente os seus trabalhos, tanto no contexto das 9 Audições anuais como no Rock in Rosário.

Cordas friccionadas em pequeno grupo

Violino | Violoncelo | Viola d’arco | Contrabaixo

A aprendizagem de um instrumento de cordas friccionadas no Colégio do Rosário é feita em grupo e está enquadrada no projeto Orquestra de Cordas do Rosário. Este projeto pode integrar alunos a partir dos 6 anos, com ou sem conhecimentos musicais ou prática instrumental anterior.

Cada grupo é constituído por três alunos, com uma aula semanal de 60 minutos.

A apresentação regular do trabalho desenvolvido pelos alunos é feita no contexto da Orquestra de Cordas do Rosário.

 Avenida da Boavista, 2856 / 4100-120 Porto
 
  
 (+351) 22 619 75 90
 
  
 Geral - cnsr@colegiodorosario.pt
 
  
 Política de privacidade
2019  -  Colégio de Nossa Senhora do Rosário