Segundo os dados mais recentes (2015) da Rede Social do Porto são mais de 800 as pessoas que vivem na rua, em edifícios devolutos, em quartos alugados pela Segurança Social ou outras circunstâncias de fragilidade, na cidade do Porto.
É uma realidade dura, de pobreza, de violência e de desigualdade social que nos choca a todos e a que não podemos ficar indiferentes. Há mais de 10 anos que o Colégio de Nossa Senhora do Rosário, inspirado pelo carisma das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, está na rua, junto dos sem-abrigo, com o objetivo de lhes proporcionar um apoio continuado.
Todas as noites, equipas constituídas por alunos, ex-alunos, membros do Colégio, encarregados de educação e outras pessoas ligadas à comunidade educativa do Rosário, saem na Carrinha Amarela do Colégio, levando alimentos e agasalhos, mas principalmente uma palavra de afeto e tempo para ouvir.
Em cada saída há uma oportunidade de ajuda a quem é mais frágil, mas há também uma oportunidade para que cada um dos voluntários desperte para uma realidade, tantas vezes invisível, e aí encontre espaço de generosidade e entrega.
Para os alunos do Secundário envolvidos é o contacto próximo com o grande desafio que nos coloca o nosso tempo: desenvolver uma sociedade mais justa em igualdade de direitos e de oportunidades.